Massagem terapêutica melhora a reabilitação pós-operatória.
A realização de uma intervenção cirúrgica implica em alterações profundas no normal funcionamento do corpo humano. Um aspecto importante de qualquer procedimento cirúrgico é o processo de recuperação pós-reabilitação.
É durante este processo que o movimento natural é reaprendido e a liberdade de movimento é reforçada, que a massagem desempenha um papel importante como um complemento aos procedimentos de reabilitação padrão pós-operatória.
A importância da reabilitação pós-operatória
A reabilitação pós-operatória é fundamental para garantir o restabelecimento normal do corpo e para acelerar o processo de cicatrização, o que permite que a intervenção cirúrgica tenha todos os efeitos pretendidos.
Spine cirurgião Johnny C. Benjamin explica como a massagem pode ajudar a promover a cura na reabilitação pós-operatória:
“A massagem é excelente para ajudar a trazer sangue e nutrientes para a área afetada para reparar o tecido mole. A massagem também pode ajudar a quebrar o tecido da cicatriz e manter os músculos flexíveis de modo que menos tecido cicatricial se desenvolve em primeiro lugar. ”
Aumentando a circulação, enquanto relaxam os músculos, a massagem pode ajudar o corpo a bombear mais oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos vitais. Isso permite que a área de reabilitação cirúrgica torne-se mais flexível e cura a um ritmo acelerado. Mesmo quando não há nenhuma lesão, a massagem pode ajudar os atletas de todos os níveis a melhorarem sua flexibilidade e elasticidade muscular. Massagistas profissionais também podem esticar os músculos em áreas de conflito, promovendo uma maior flexibilidade quando o corpo está quente e mais elástico.
CONSEQUÊNCIAS COMUNS DE UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA
Qualquer intervenção cirúrgica, independentemente da sua índole ou da área intervencionada, acarreta consequências para o paciente. As quatro consequências mais comuns de uma cirurgia são:
- Retenção de líquidos (edema);
- Cicatrizes;
- Dor;
- Processos inflamatórios.
A retenção de líquidos é uma das principais consequências decorrentes de uma intervenção cirúrgica. Também conhecida como edema, a retenção de líquidos é provocada pelo excesso de líquidos acumulados na camada intersticial do corpo. Ainda que possa afetar todas as zonas do corpo, é comum manifestar-se, principalmente, em:
- Mãos;
- Pés;
- Braços;
- Tornozelos;
Benefícios da melhoria da reabilitação cirúrgica pós-operatória:
-
Auxilia o organismo em bombear mais oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos vitais;
- Acelera o processo de recuperação cirúrgica;
- Auxilia em melhorar o movimento articular e flexibilidade.
As massagens, desde que realizadas por profissional habilitado, também tem um papel fundamental na reabilitação pós-operatória.
Observação: Consulte o seu médico antes de iniciar tratamentos com massagens pós-operatória.
Sabia mais sobre massagem terapêutica e seus benefícios.
Fonte http://www.poderdasmaos.com.br/massagem-terapeutica-melhora-a-reabilitacao-cirurgica-pos-operatoria/