A massagem para câimbra suave promove analgesia e ajuda no tratamento após o episódio de câimbra e contraturas musculares.
No momento exato da câimbra o tratamento deve ser alongamento suave do músculo para impedir que ele fique em contração completa. A permanência em contração completa por vários segundos leva a piora da câimbra e piora muito a dor após o episódio do espasmo. Quando o paciente descobre isso ele muitas vezes consegue evitar a câimbra simplesmente mantendo o músculo alongado ao primeiro sinal de que o músculo irá entrar em espasmo.
O que câimbra?
A maioria dos nossos maiores músculos trabalham de forma voluntária, ou seja, de acordo com nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem de forma involuntária, damos o nome de espasmos. Se for intenso e persistente, chamamos de câimbra.
Câimbra é um espasmo local. Qualquer fator irritativo ou anormalidade metabólica em um músculo, como frio muito forte, ocorre uma redução do fluxo sanguíneo para o músculo ou excesso de atividades do músculo pode provocar dor ou outros tipos de impulsos sensoriais que são transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando assim, a contração reflexa do músculo.
Causas comuns:
- Uso intenso da musculatura afetada;
- Desidratação;
- Baixas temperaturas, o frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos das fibras musculares.
- Má circulação, sanguínea;
- Acúmulo de ácido lático no músculo;
- Falta de Sais Minerais (Potássio, cálcio, magnésio), pessoas hipertensas que tomam diuréticos geralmente perdem potássio;
- Doenças metabólicas como Diabetes, Hipotireoidismo, alcoolismo, hipoglicemia;
- Doenças neurológicas como Mal de Parkinson e doença do neurônio motor;
- Hemodiálise;
- Permanecer muito tempo sentado ou deitado numa posição inadequada;
- Miopatia;
Tratamento:
1) Alongamento e massagem
Alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor. Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
2) Aplicação de calor no local
O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.
Prevenção das Câimbras
- Hidrata-se corretamente, bebendo 2 litros por dia de água, especialmente se pratica atividades físicas;
- Realizar alongamentos antes e depois dos exercícios;
- Investir em alimentação balanceada, inclua alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, evitando frituras e refrigerantes importantes não só para o funcionamento do músculo, mas para todo o organismo.
- Banana é uma boa sugestão, mas tudo depende da causa a qual proporcionou a câimbra. Se for por falta de potássio a banana poderá ajudar, assim como qualquer outro alimento rico em potássio.
- A banana contém água e glicose que pode ajudar repor nutrientes após grande esforço físico, também auxiliando na limpeza do ácido lático causador da câimbra.
Massagem para câimbra: alívio da dor e recuperação da musculatura
Para os atletas ou para aqueles que praticam algum esporte, que têm músculos cansados, alem de evitar câimbras também se recuperam melhor com massagem. O efeito pode não ser imediato – o benefício ocorre após algumas horas da massagem – pois o tecido conjuntivo leva algumas horas para se realinhar. Além disso, há ainda tonificação dos músculos, auxílio do fluxo linfático e alongamento do tecido conjuntivo das articulações, trazendo alívio para dores, efeitos de relaxamento e conforto para o corpo.